29 de novembro de 2016
Organizadores
Antropólogo, é Professor Titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1978 e Diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A -
CA CS - Antrop., Arqueol., C.
Política, Direito, Rel. Internacionais e Sociologia.
Graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), concluiu o pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1988-1990).
Foi professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2003-2006). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do trabalho e dos trabalhadores, meio ambiente e conflitos sociais, história social das ciências sociais relacionadas ao trabalho e antropologia do esporte.
Doutor em Antropologia, diplomado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS), em cotutela com a Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales (EHESS) – Paris, França – Centre de Recherches sur les Arts et le Langage (CRAL), em 2014.
Mestre em Etnomusicologia, diplomado pela UNIVERSITÉ de PARIS VIII-ST-DENIS, França; em 2007.
Palestrante e pesquisador, tem se dedicado à circulação musical entre Brasil e Africa, com foco nos países africanos da CPLP.
Produtor e diretor musical, com passagens pela TV Globo (1982-88), e colaborações com emissoras de radio e de tv no Brasil e na França. Desde 2008, é Gerente de Música da Empresa Brasil de Comunicação – EBC (Tv Brasil, Radios Nacional e MEC, Tv Brasil Internacional), responsável por trilhas, temas e assinaturas musicais das emissoras do grupo, assim como pela produção musical de programas.
Musico, cantor, compositor, arranjador e instrumentista, possui 26 álbuns em sua discografia pessoal.
Doutora em Antropologia Cultural pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (2010) e mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, UFRJ (2003). Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Sociologia e Antropologia do IFCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Bolsista PNPD-CAPES). É coordenadora associada do Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem (NEXTimagem) - PPGSA/IFCS/UFRJ. Foi professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio entre 2004 e 2013. É autora do livro Música, máquinas e humanos: os DJs no cenário da música eletrônica (2012) e de A MPB em Discussão - Entrevistas (2006). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Música, Antropologia Visual e em Antropologia da Arte.
Especialista em Comunicação. Produtora de eventos, shows e congressos, atuando no Brasil, e na França.
Mestre em Ciências da informação e da Comunicação, CELSA – École des Hautes Études en Sciences de l’Information et de la Communication, Université Paris I – Sorbonne, Paris (1999), diploma revalidado pela ECO-UFRJ em 2013.
Graduada em Direito, especialização « carrières judiciaires », Université Paris II – ASSAS, Paris (1997).
Criadora e diretora, blogueira: site www.conexaoafrica .com, especializado em música e cultura africana contemporânea.
Graduou-se e Especializou-se em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e concluiu seu Mestrado em História pela mesma Instituição. É Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando, principalmente, nos seguintes temas: história e música; história e cultura afro-brasileira, relações raciais no Brasil e história da África, com ênfase em Angola - século XX. É pesquisadora em vários projetos e grupos de pesquisa, entre eles, Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC-UFF), e Grupo de Pesquisa Multi- Institucional “Áfricas” (UERJ-UFRJ). Em 2010 foi vencedora do "Prêmio de Monografias e Dissertações da Fundação Cultural Palmares" com a dissertação "O poder negro na pátria verde e amarela: musicalidade, política e identidade em Tony Tornado (1970)".
Doutora pela Unicamp, possui pós-doutorado pela Universidade de Berkeley.
Atualmente, é professora titular da UFRJ, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFRJ) e vice-coordenadora do INCT-PPED (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento), e membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil-China).
É autora e organizadora de diversos livros, sendo o mais recente Knowledge Governance - Reasserting the Public Interest (The Anthem Other Canon Series).
Antropólogo, professor do departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio Janeiro. Wagner realizou pesquisas de campo na região do médio rio Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, e no norte de Minas Gerais, enfocando os giros rituais das folias de santos reis, tendo publicado, em 2013 pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, o livro “Na Jornada de Santos Reis: Conhecimento, Ritual e Poder na Folia do Tachico”, além de diversos artigos tratando de temas como ritos e festas da cultura popular, práticas de colecionismo, religiosidade popular e música.
Entre 2009 e 2014, quando lecionou na Universidade Federal de Alagoas, assumiu a coordenação do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, se responsabilizando pela reorganização do relevante acervo de cultura popular alagoana pertencente à instituição, originalmente constituído pelo folclorista Théo Brandão.